Quando gerações se unem em prol da saúde odontológica, os benefícios aos pacientes se multiplicam

  • 25 de outubro de 2021

Dia Nacional do Dentista – 25 de Outubro.

A atuação da odontologia hospitalar do Hospital Dr. Lima proporciona atendimentos especializados aos pacientes. E com um time de peso, composto pelas cirurgiãs dentistas Dra. Camilla Sanches Azevedo, Dra. Marlí Schmitt Walker e Dra. Carolina Schmitt, é possível reconhecer os diversos benefícios. 

Entenda mais sobre a realidade desta atuação em entrevista com as profissionais: 

As cirurgiãs-dentistas Dra. Marlí, Dra. Camila e Dra. Carolina.

A saúde do corpo em sintonia com a saúde bucal!

A frase “a saúde começa pela boca” é uma realidade! E os serviços proporcionados pela odontologia hospitalar comprovam isso. Os cuidados ligados à cavidade oral podem ser decisivos na manutenção da qualidade de vida dos pacientes, tanto na unidade de terapia intensiva, quanto nos demais ambientes hospitalares.

Frente a isso, doutora Carolina ressalta que dentre as demandas, “nossa atuação precisa ser ser efetiva preparo pré-transplante de órgãos, no atendimento a pacientes oncológicos, cardiopatas, diabéticos, que precisam de um controle bucal, principalmente,  para conseguir controlar também as manifestações sistêmica das doenças”. 

Há também muitos casos de infecção generalizada com foco bucal que podem ser controlados. “Por isso, nós prezamos pelo cumprimento de um padrão máximo de qualidade na hora de prestar o atendimento ao paciente”, explica Dra. Camilla. 

Já em relação aos dos pacientes entubados, o controle de higiene oral influencia consideravelmente na diminuição dos casos de PAV (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica), devido à ligação direta da boca com as vias aéreas, que pode refletir no sistema respiratório. Por isso, de acordo com as cirurgiãs, uma das medidas para evitar essa complicação é o acompanhamento constante da saúde bucal.

A participação da assistência odontológica auxilia pacientes em tratamento contra a Covid-19: 

A unidade de terapia intensiva do Hospital Dr. Lima, assim como a ala destinada ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 possuem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, que trabalha em conjunto com a equipe de odontologia. Em razão desta integração, há redução das lesões bucais, das infecções e das complicações associadas à cavidade oral, proporcionando a evolução no quadro dos pacientes e a redução da incidência de óbitos. 

“Com a pandemia da Covid-19, muitos casos foram identificados pela primeira vez. Há 38 anos que eu atuo na área da odontologia, mas alguns dos casos eu nunca tinha identificado. Por isso, o modo de atuação e realização dos procedimentos também precisou de um tratamento especializado”, conta Dra. Marlí.  Além disso, Dra. Camilla também indicou que nos últimos meses a demanda por atendimentos nas alas ocorre em razão dos sintomas pós-covid. Por isso, reforça-se que um serviço de odontologia hospitalar focado e integrado com as demais equipes interdisciplinares é fundamental.

Conhecimentos compartilhados contribuem com os tratamentos 

Em 2020, a cirurgiã-dentista Dra. Carolina passou a integrar a equipe, juntamente com Dra. Marlí e Dra. Camilla. Para ela, sempre foi um sonho trabalhar com a área da odontologia hospitalar. “Foi aí que eu percebi que a prática muda tudo. Precisei me especializar, pesquisar e entender ainda mais. Meu objetivo foi buscar conhecimento para a especialização e também para a Covid. Foi muito importante aprender com elas”, conta Dra. Carolina.

Dessa união, é possível proporcionar quase que um super-poder na luta pela saúde dos pacientes. “O bom disso é a equipe que trabalha em conjunto. São três gerações, com visões complementares. Em muitos dos casos, a Camilla tem uma ótima visão de patologia, a Carolina possui conhecimento sobre novos conceitos e eu contribuo com uma bagagem de experiência. Com essa soma, fica ainda mais completo de se trabalhar pelo paciente”, demonstra Dra. Marlí. 

A dedicação à odontologia motiva

Para Dra. Marlí, trabalhar com a odontologia hospitalar é lindo e instigante. “ É preciso que os pacientes em tratamento no hospital estabeleçam-se por completo, inclusive cuidando da saúde oral. Portanto, a implantação deste serviço é uma conquista que beneficia os pacientes internados, minimizando infecções, reduzindo o tempo de internação e, sobretudo, melhorando a qualidade de vida. O trabalho fica mais entusiasmado, mas atento, para que nós continuemos acompanhando os resultados, querendo buscar realmente as respostas, para incrementar nossa atuação”.

|Dra Camilla Sanches Azevedo

CRO/PR 19313

|Dra Carolina Schmitt Walker

CRO/PR 21884

|Dra Marlí Maria Schmitt Walker

CRO/PR 5060

|Responsável Técnica Dra. Lílian de Lima 

CRM-PR: 21912