Setembro Amarelo 2021. Juntos podemos ajudar ainda mais!

  • 27 de setembro de 2021

A valorização e os cuidados relacionados à saúde mental de pacientes e equipe de colaboradores no geral é prioridade para o Hospital Dr. Lima. Pensando nisso, ao longo de todo o ano e, principalmente neste mês, em que a campanha Setembro Amarelo está em destaque, é urgente e necessário que ações integradas de prevenção, vigilância, promoção da saúde e cuidados relacionados à proteção da vida sejam efetivas.

Portanto, a equipe do setor financeiro do hospital realizou a entrega de kits pensados especialmente para cada um dos colaboradores, uma lembrança em agradecimento pela atuação da equipe, contendo uma dose de esperança em cada um deles. 🙌🏽 Juntos podemos ajudar ainda mais!

É muito importante mostrar que aqueles que necessitam de auxílio não estão a sós. Existe saída e assistência necessária para lidar com as dificuldades e os desafios cotidianos. É essencial conversar sobre a situação e buscar ajuda. Frente a essa questão, também é preciso voltar o olhar para os colegas de trabalho, que estão passando por momentos difíceis. Vocês, profissionais da saúde precisam de cuidados, assim como cuidam de seus pacientes, todos têm um limite. É imprescindível que todos estejam alertas e que façam o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem no ambiente hospitalar.

Além disso, é necessário que a população tenha acesso a informações importantes, como os principais sinais de alerta, como ajudar uma pessoa que está sob risco de suicídio, onde e como buscar ajuda, além de dicas de como iniciar uma conversa com alguém que está passando por uma situação de sofrimento. Neste sentido, o ato de agir rapidamente com a devida atenção pode sim salvar vidas. Práticas como encaminhar para um serviço de saúde, um médico psiquiatra, marcar a consulta e estar presente, não deixar a pessoa sozinha, fazer com que ela sinta que você está ao lado dela podem contribuir. 

Dados

De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. E segundo a ABP, a maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais (cerca de 98%), em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

🎗Sobre o Setembro Amarelo 🎗

A campanha é uma parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) e na edição de 2021, o tema do Setembro Amarelo é “agir salva vidas”! O diagnóstico precoce, o tratamento correto e o acompanhamento profissional adequado dos distúrbios mentais são caminhos que impactam diretamente na redução de mortes, bem como para o apoio a quem passa por algum tipo de situação relacionada à saúde mental. No Hospital Dr. Lima, possuímos o serviço de psicologia para oferecer auxílio aos que necessitam de acompanhamento. Outra alternativa, pública e gratuita, é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona por meio do telefone 188, 24h, todos os dias. Há também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, que podem ser acionados quando ocorrem casos de tentativas de suicídio.

Você não está sozinho. Saiba que existe uma rede de apoio que pode te ajudar! 🖐🏽

Hospital Dr. Lima 📞 (45) 3219-1515

Endereço: R. Paraná, 2311 – Centro, Cascavel – PR.