Celebrações de fim de ano e Covid-19

  • 21 de dezembro de 2020

Assim como qualquer outro evento, as festas de fim de ano durante a pandemia da Covid-19 devem ser controladas, para que os cuidados referentes à prevenção se mantenham, principalmente, porque o distanciamento social é imprescindível para conter o processo de disseminação da doença. 

“O Natal é uma data muito simbólica para a maioria das famílias, mas o vírus não vai tirar férias. A sugestão para este ano seria uma festa menor, com menos pessoas e, se possível, apenas com familiares que moram na mesma casa”, indica o médico pneumologista, Dr. Emerson Bolsonaro.

Segundo o especialista, o cuidado também deve ser redobrado para quem vai viajar para locais turísticos com um aumento expressivo de pessoas. “Opte por lugares menos movimentados, principalmente para quem viajará com crianças. Nos meses de janeiro e fevereiro, além da Covid-19, manifestam-se também surtos de viroses intestinais nas pessoas que foram à praia. Referente a esta situação, as orientações continuam: utilize máscara, realize a higienização das mãos constantemente, evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas”.

Em caso de sintomas de resfriado ou gripe, é necessário buscar atendimento médico, de acordo com Dr. Bolsonaro. “Vale lembrar que alterações intestinais como dor abdominal e fezes amolecidas são sintomas frequentes em pacientes acometidos pela Covid-19, portanto, se apresentar os sintomas procurar atendimento médico o mais precoce possível”, destaca.

O Hospital Dr. Lima deseja um ótimo fim de ano a todos e boas festas!