Covid-19 ainda exige cautela à população – Dr. Emerson Villanova

  • 17 de outubro de 2020

O último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde de Cascavel sobre os dados Covid-19 indicou que nas últimas 24 horas, foram registrados 34 novos casos confirmados da doença e uma morte. Até o momento Cascavel contabiliza 8.931 casos confirmados, sendo que 8.482 já são considerados recuperados. 

Segundo o médico Dr. Emerson Vilanova, Diretor Clínico do hospital, apesar dos casos de Covid-19 terem entrado em um franco período de desaceleramento das taxas de mortalidade e de casos confirmados, ainda assim, demonstram um número expressivo. 

“Com relação à lotação nos leitos de UTI na cidade de Cascavel, ainda que haja uma diminuição no número de novos casos, a situação é patente. O problema a ser pensado é que o paciente grave de Covid-19 possui uma longa permanência no internamento, ou seja, o leito fica ocupado por maior tempo e a preocupação é neste sentido, da prestação de atendimento adequado a toda a população”. 

Dr. Vilanova ainda indica que a estrutura de saúde no país não foi colapsada, principalmente devido às medidas de prevenção como o isolamento e distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização constante. Por isso, os cuidados devem continuar. 

“Há uma falsa sensação de segurança, em que todos estão com vontade de agir normalmente, deixando de lado a prevenção. Mas o fato da doença estar em decréscimo não significa que precaução deve acabar. Se os cuidados forem deixados de lado, é possível que ocorra um novo levante da curva”, conclui. 

Portanto, os cuidados continuam: 

– Uso correto das máscaras, ou seja, com nariz e boca cobertos;

– Evitar tocar o rosto, principalmente os olhos, nariz e boca, sem higienizar as mãos;

– Lavar as mãos e usar constantemente álcool em gel. 

– Manter a casas arejada;

– Dar preferência a locais ao ar livre, mantendo o distanciamento social adequado. 

Diretor Clínico – Dr. Emerson Vilanova

CRM-PR: 17450

Responsável Técnica – Dra. Lílian de Lima

CRM-PR: 21912

Colaboração: Catve.com