Dr. Odilon Froelich reforça a prevenção: Outubro Rosa

  • 4 de novembro de 2020

Ao longo de todo o Outubro Rosa, fala-se constantemente sobre o diagnóstico precoce. A intenção desta informação é ressaltar que as pacientes tenham uma sobrevida maior. Quando o câncer de mama é diagnosticado com até 1 cm, por exemplo, essa paciente tem até 95% de chances de cura. Por isso, quanto mais precoce o diagnóstico da doença, maior será a eficácia no tratamento, bem a porcentagem de cura.

Queremos que cada vez mais as mulheres se conscientizem sobre a prevenção, por isso, o médico ginecologista Dr. Odilon Froelich traz algumas informações relacionadas à prevenção.

– Quais são os exames complementares para rastreamento do câncer de mama?

“Os exames de base para a investigação do câncer de mama são: a mamografia e a ultrassonografia mamária. Os dois exames são complementares e imprescindíveis quando busca-se resultados mais assertivos”.

– Quando estes exames são indicados?

“Antigamente, as mulheres costumavam investigar um câncer de mama a partir dos 50 anos de idade, hoje em dia, a gente já começa a fazer rastreamento do câncer de mama a partir dos 35 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), apesar de existir uma maior propensão ao desenvolvimento da doença entre mulheres com mais de 50 anos, o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens nos últimos anos tem chamado a atenção”.

Outro ponto importante a ser indicado é o autoexame. E é válido lembrar que a partir de qualquer suspeita que a mulher tenha, é necessário buscar orientação médica. Entre elas:

-Nódulo único endurecido.

-Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.

-Dor na mama ou mamilo.

-Eritema (vermelhidão) na pele.

-Edema (inchaço) da pele.

-Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.

-Linfonodos aumentados.

Não apenas durante o Outubro Rosa é que as mulheres devem realizar o autoexame e buscar orientação médica. A rotina ginecológica deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

|Médico Ginecologista Dr. Odilon Froelich

CRM-PR: 17808

|Responsável Técnica Dra. Lílian de Lima

CRM-PR: 21912