Dia do Psicólogo

  • 27 de agosto de 2020

O dia 27 de agosto é o dia do psicólogo- profissão imprescindível para a manutenção e garantia de um de nossos bem mais preciosos: a saúde mental!

Para entender a importância da psicologia no momento atual, a psicóloga e diretora administrativa de nosso Hospital, Dra. Carla de Lima nos traz uma reflexão:

Na esteira do coronavírus e seus desdobramentos, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão representarão uma segunda onda de problemas. Vivemos tempos únicos, pois em paralelo ao coronavírus, vemos surgir uma pandemia de medo e estresse. Eis o começo de uma dura jornada mental…

Em tempos assim, sentir ansiedade, pressão no peito, falta de ar, irritabilidade, emotividade é um sinal de que o corpo e o cérebro estão tentando se adaptar a nova realidade. Então, quando ficar alerta? Quando não conseguir seguir a sua rotina, é o momento de procurar ajuda.

Entre os sinais: cansaço extremo, desânimo recorrente, preocupação exagerada e pensamentos ruins que não saem da cabeça.

Pesquisas realizadas por especialistas do hospital San Raffaele (Milão) demonstram que mais da metade dos pacientes, após contraírem a Covid-19, desenvolveram ao menos um transtorno psiquiátrico. Os efeitos podem ser causados pela resposta imune ao próprio vírus, ou por estresses, gerados pelo isolamento social, impacto de uma doença potencialmente fatal.

Os resultados identificam a importância da avaliação de psicopatologias, para verificar biomarcadores que indiquem sinais de inflamação e quando eles podem promover o surgimento de quadros psiquiátricos significativos.

O primeiro passo que devemos tomar é entender que as emoções são parte fundamental da saúde. O diagnostico precoce dessas condições garante um tratamento mais tranquilo e eficaz. A reflexão também no faz pensar sobre o que deve acontecer pós-pandemia e para isso, precisamos nos reinventar e readequar as expectativas, para garantir o equilíbrio mental.

| Psicóloga Dra. Carla de Lima
CRP: 08/2560

| Responsável Técnica Dra. Lílian de Lima
CRM-PR: 21912 Ver menos