Adotar hábitos saudáveis auxilia na proteção contra doenças cardíacas

  • 4 de novembro de 2020

29 de Setembro é o Dia Mundial do Coração! A data enfatiza a prevenção contra doenças cardiovasculares e a importância da adoção de um estilo de vida saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), entre janeiro a setembro deste ano, mais de 292 mil pessoas morreram por problemas cardíacos no Brasil. Além disso, a instituição também indicou que, com a pandemia, a procura por atendimento médico diminuiu, fazendo com que o país apresentasse aumento de 50% de mortes por doenças cardíacas em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o médico cardiologista, Dr. Robson Nomelini, integrante de nossa equipe, com a evolução do conhecimento em saúde, cada vez mais se faz notar a importância da prevenção às doenças. “Situações que a um pensamento inicial seriam simples, tornam-se justamente o que foge do controle, levando a pessoa à doença. Manutenção de bons parâmetros em termos de peso, pressão arterial, e metabólicos (glicemia, colesterol, triglicérides, ácido úrico e outros) são essenciais. Grandes aliados são o exercício físico, alimentação saudável tanto em qualidade quanto em quantidade, ingestão de água; ainda, abstinência de fumo, álcool, e outras tantas substâncias lícitas e ilícitas. O coração agradece!”, indica Dr. Robson.

O médico cardiologista Dr. Thomas Assmann também lembra da importância do diagnóstico correto e em dia, como o realizado na Intervent. “A doença cardiovascular é uma doença crônica, que se comporta de forma silenciosa por décadas da nossa vida e que acaba manifestando-se muitas vezes de forma abrupta, com o quadro de infarto agudo do miocárdico. Por isso, a importância de um acompanhamento cardiológico para avaliar os riscos e a possibilidade de cada pessoa em ter ou não algum grau de doença, e a partir daí, traçar uma estratégia de tratamento ou prevenção cardiovascular. E isso só é possível com ajuda de um profissional qualificado e tecnologia de ponta, como a oferecida na Intervent”, explica Dr. Thomas.

|Dr. Robson Nomelini

CRM-PR: 19707

|Dr. Thomas Assmann

CRM-PR: 39.900

|Responsável Técnica Dra. Lílian de Lima
CRM-PR: 21912